...ajb paginas...

Territorio Circuito Centro - Vila de Rei 2017

Esta prova merece ser escrita e "descrita" por quem tem jeito para escrever , e por quem tem aptidões sociais , morais , justas , sensatas e por aí a dentro...

Eu não tenho...não esperam grande coisa disto !!  :)



Começando pelo inicio , e o menos importante , a minha participação foi uma "surpresa". 
O objectivo é sempre o mesmo, divertir-me, desfrutar da natureza e companhia , conhecer locais novos , não haver problemas de saude , quedas e afins , e ajudar o mais que posso e sei.

Nesta prova , fiz os primeiros 17ks como quero e gosto... , e não estava preparado para o resto.  
Foram umas primeiras 3 horas tranquilas a um ritmo que me é muito confortável e simpático para as minhas capacidades actuais.

KM 17:
"...vou virar pra prova mais curta..."

...ainda tentei dissuadir a Rute da ideia , mas (e por experiência própria) , sei bem o que o nosso corpo e cabeça nos diz nestas circunstancias e se a decisão está tomada , seja !! 
...nunca vamos saber se é a melhor decisão , pois na curva a seguir se calhar começamos a sentirmos-nos bem outra vez... , mas depois de tomada, é sempre a melhor resolução.
Parabens pela prova e pela decisão tomada. Siga...andamento nisso!!  ;)

A partir daqui corri sozinho.
Muitas horas. Muitos kms.

Um desafio novo e que já não estava habituado.
Quando comecei nisto das ultras distancias , fiz tudo sozinho , treinos , viagens , provas...durante anos. 
Depois foi conhecendo muita gente...fiz alguns amigos (poucos mas bons) , fiz alguns conhecimentos , novas experiencias e historias,  treinos em conjunto , treinos a 2 , a 3...as provas passaram sempre a acompanhar e a ser acompanhado , ora em equipas "organizadas" ora em equipas do tasco...umas vezes a puxar outras a ser puxado!...
...isto tudo para dizer que do k17 ao 50 , voltei ao passado recente de 2015.

Fazer uma Ultra sozinho.



Andei perdido , no trilho , no ritmo , na concentração e na disposição.
Andei desorientado , corri muito depressa , subi a correr e andei a descer...até ao km 36 , não consegui "mudar o chip" de correr por puro prazer num pace confortavel , para uma cena mais "competitiva e dura".

Seja como foi...adorei a experiência.
Fisicamente , não estou preparado para uma prova destas a um ritmo mais "duro" do que estava habituado neste ultimo ano...com treinos de 100k por mês.
Claro que cedi...câimbras , articulações , músculos...tava tudo no limite de partir...

Felizmente , já tenho alguma experiencia , e consegui criar as minhas defesas pessoais para enganar a cabeça e as pernas.

O plano era obrigar a correr sempre que fosse a direito e nas descidas suaves...andar forte nas subidas , e tentar sempre apanhar o da frente...
...confesso que a paisagem me ajudou imenso.
 









Plano executado ao milímetro.
...corri umas duas horas sem ver viva alma...
O percurso era brutal...adorei.
As subidas e pique , as descidas com corda , as escadas, a calçada romana...dass...

...já sei que tinha muito estradão , até muito alcatrão... , o que para mim até foi mais dificil de gerir , nunca sabia se estava "rapido" ou lento...mas alinhavar essa "prova" de estrada ()... com os trilhos de rochas em cascatas , com os singles entre pinheiros , giestas , eucaliptos , rochas , atravessar cursos de agua, praias fluviais, cascatas e afins...foi um desafio lindo...simplesmente adorei o percurso.


Resultado final , alem de um belo empeno , alma cheia. 
Sentimentos contraditórios , mas faz parte...

Espero voltar a Vila de Rei. Haja saúde e dinheiro.


O Tiago Romão fez estes 50k em 4h15 !!!!!!
Incrivel!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Organização Horizontes

Com esta prova a contar para o campeonato nacional e com os dois primeiros classificados a serem recompensados com a ida á selecção nacional de Trail , a organização estava exposta a um desafio brutal.

Quem conhece as provas da Horizontes , sabe que o ambiente é sempre "calmo" , é sempre uma organização "caseira" sem grandes alaridos e palhaçadas.

Nesta prova estava cá praticamente a nata do trail nacional , um pelotão de 20, 30 atletas completamente á parte dos outros...
...e claro , as vedetas do facebuk , os idiotas do trail , e os outros amigos deles.

Partindo de trás , apanhei muitos desses idiotas...e infelizmente ouvi as suas opiniões...infelizmente também tem direito a isso.

Os gajos do norte devem ter algum trauma com esta organização! 
São valentes mas é ali ao pé dos amigos...por acaso gostava de saber se concretizam as ameaças que dizem alto e bom som quando ninguém alem dos que vamos ali , os podem ouvir!!  
Enfim...fracos de espírito e de físico (sim, porque até um velho como eu , que lhes dei 17k de avanço) os ultrapassei , e todo fodido do joelho e coxa , e nunca mais os vi !!

...mas dizia , ouvi de tudo...que era muito estradão...que tinha muito alcatrão...que não tinha single-tracks...que a agua era da torneira , que as bananas não estavam cortadas...enfim...cada um diz o quer e como quer , é verdade...mas isto é só embirração , é dizer mal por dizer , é só escarno imbecil porque não têm inteligência para mais nem físico para correr mais e melhor.

Eu tambem tenho criticas a fazer...os abastecimentos , principalmente o 3º e 4º , eram "geridos" por putos! , ou seja , estavam a brincar com aquilo e a comer as batatas-fritas...tinham que ter pelo menos um adulto por lá... , não foi , nem nunca vai ser uma organização "perfeita".

Quanto ao percurso, por mim acho que não se pode fazer mais.
Se não há "caminho" não o podem inventar!! ( e mesmo assim acho que abriram há mão pelo menos dois troços) , mas não há milagres nisto!!

Outra critica que se pode fazer é o preço...é verdade...as provas Horizontes são caras!!...mas só vai quem quer!
...falar mal é facil , uns querem bananas , outros tomates, outros laranjas, outros sopa, chouriço...entende-se isso tudo , mas só dão a entender que estão ali pelo motivo errado!! ...só estão para dizer mal ! ...e desculpar-se nos facebuks e afins com a organização. Enfim...

No meio disto tudo , ainda tive tempo de ver alguns atletas que muito admiro e estimo...claro que só os vi na casa-partida , porque correm pra caraças , são de outro campeonato que não o meu !  
Vocês sabem quem são, grande abraço.

...outro momento marcante é quando vais na tua corrida tranquila e passa por ti um atleta da prova mais curta e te amanda uma boca !! 
"fodarsse , qué isto pá , ás bocas assim??"
Era o grande BS! ... , um companheiro de prova que já não via á uns 2 anos , e que apenas fazendo uns kms valentes na serra da Estrela juntos em 2014 , ficou essa amizade e respeito!

Não sei se existe o chamado "espírito do trail" , (eu se calhar nunca o vou ter)...
...mas é estas "pequenas coisas" que abafam todo esse ruído idiota e sem sentido , e me faz ter esperança na humanidade.  ;)

...Andamento masé !

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Site Oficial:

...
..
.

5 comentários:

  1. Muitos parabéns pela Ultra! Mais uma grande vitória!
    Quanto aos "haters", infelizmente é uma prática que está cada vez mais enraizada em todos os sectores da sociedade. Criticar por criticar e apenas porque sim...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Artur. Já fiz esse de Vila de Rei, mas não nessa versão soft como tu, mas quando era feito para homens de barba rija e tinha quase 70km ... pumbaaaa, vai buscar ... ;) ... na altura foi o meu recorde de distância e gostei bastante. Vejo pelas fotos que a maior parte dos locais mais emblemáticos são os mesmos ... tb me lembro de ter algum estradão, mas numa prova tão longa um bocado de estradão até faz bem, para poder correr, soltar os músculos, etc ... isto é como os treinadores de bancada, cada um tem uma opinião diferente, e como nenhum de nós manda nada em casa toca a mandar bitaites a torto e a direito nestas situações (mas não resumas isso à malta do norte ;)) ... eu que estou meio emprestado ao lado de organizador de algumas brincadeiras levo com cada uma que nem te passa ... acredita que já tive quem reclamasse que estava muito calor ou que choveu (lol... da próxima tenho que comprar um ar-condicionado), um a reclamar das subidas, uma senhora a dizer que as maças não eram de qualidade, e agora recentemente uma pessoa que se ficou por um distância mais curta a dizer que o autocarro que os transportava de volta à partida demorou muito tempo a arrancar ... e estamos a falar de eventos totalmente gratuitos. Enfim ... por isso é que cada vez mais gosto mas é de juntar uma malta porreira, e ir para uma serra qualquer correr, caminhar, ir prós tascos e rir-me que nem um perdido.
    E fico bem contente (acredita) de te ver assim, de regresso às "nossas" lides.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns,Artur,e vamos em frente,sempre!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande Artur! Gosto destes teus ultimos posts, notoriamente mais bem disposto! ehehe Tem piada que a minha imagem da horizontes é muito semelhante à tua, por isso é que esta foi um bocado atipica. Acho que me fez falta aquele ambiente mais caseiro de Proença, quando a corri. Quanto aos abastecimentos, também acho que o caminho não é criticar o que lá está, é como digo na minha crónica: cada um tem os seus gostos! Desde que tenha o essencial, para mim está bom. O resto levo eu! Também me chateou mais a gestão deles, isso sim. Há aquelas respostas basicas que eles têm que ter na ponta da lingua, e não tinham. Quanto à Horizontes, sou hoje é que reparei que eles enviaram um mail por causa dessa história dos abastecimentos, subiram na minha consideração, muito bem!

    Esses engraçadinhos irritam-me tanto..... Nos Abutres conseguiram estragar-me uma boa parte da prova. Depois falei disso no meu blog ainda me cairam em cima. Já estou como tu, faz-me falta andar ali horas sozinho, e cada vez é mais dificil.

    Gostei de te ver! Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Olha, lá diz o ditado: "os cães ladram e a caravana passa"... :) Por vezes custa ouvir certas coisas, é verdade, mas o melhor é nem ligar, porque senão começa a afectar uma coisa que se faz por prazer. Já basta as chatices que não se podem evitar noutros âmbitos. O trail é para "espairecer"! :)
    Se calhar por isso esta prova foi agridoce, na minha opinião. Percurso que gostaria de repetir, mas demasiada confusão para mim.
    Por outro lado, foi bom ver a chegada dos "craques". :)
    Parabéns pelos restantes 33km! :P
    Brjs

    ResponderEliminar